O principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna, que pode ser localizado ou irradiador para outros locais como pernas e braços. Além disso, de acordo com a região onde a hérnia se encontrar, pode surgir outros sintomas como diminuição da força, fraqueza nas pernas ou sensação de formigamento nos braços.
A hérnia de disco pode acontecer na coluna cervical, lombar ou torácica e surge quando uma disco que constitui a coluna e o seu centro gelatinoso, se rompe, saindo da posição correta, o que acaba provocando a compressão de nervos da região, dando início aos sintomas.
Para confirmar o diagnóstico de hérnia de disco, o ortopedista observar os sintomas e pode pedir exames como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética para observar qual a região da coluna que está afetada e indicar o melhor tratamento.
Os sintomas da hérnia de disco variam de acordo com a região onde este se encontrar, sendo os principais:
1. Hérnia de disco cervical
A hérnia de disco cervical está localizada na parte superior da coluna, mais especificamente na região do pescoço e pode provocar sintomas como:
- Dor no pescoço que pode irradiar para o ombro ou para o braço;
- Dificuldade em realizar movimentos com o pescoço;
- Sensação de dormência ou formigamento no ombro, no braço, cotovelo, mão ou dedos;
- Diminuição da força em um dos braços.
Os sintomas da hérnia de disco cervical podem ser diferentes de uma pessoa para a outra, pois dependem de sua localização exata e da intensidade com que os nervos estão comprimidos. Além disso, a intensidade dos sintomas pode variar ao longo do dia, podendo surgir em períodos ou ser constantes.
2. Hérnia de disco torácica
A hérnia de disco torácica está localizada no meio da coluna, entre a coluna cervical e a coluna lombar e os principais sintomas são:
- Dor no meio da coluna que pode irradiar para as costelas;
- Perda de força das pernas;
- Dificuldade para segurar o urina;
A gravidade dos sintomas depende da localização exata da hérnia e da intensidade com que os nervos estão sendo comprimidos, sendo importante consultar o ortopedista ou o neurocirurgião na presença desses sintomas, para que seja possível ser feita uma avaliação e ser indicado o melhor tratamento.
3. Hérnia de disco lombar
A hérnia de disco lombar está localizada na parte inferior da coluna e pode causar sintomas como:
- Dor ao longo do trajeto do nervo ciático que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar;
- Sensação de dormência ou formigamento nas pernas ou nos pés;
- Perda de força nas pernas;
- Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
A intensidade dos sintomas depende da localização e do comprometimento dos nervos. Geralmente, a perda de força e a alteração do funcionamento do intestino ou bexiga indicam que exista uma alteração grave, devendo ser rapidamente avaliada pelo ortopedista ou neurocirurgião.
Como confirmar se é hérnia de disco
Para identificar e confirmar a hérnia de disco, o ortopedista ou o neurocirurgião, normalmente, avaliam os sintomas e fazem exame físico completo, onde identificam o provável local da hérnia, e solicitam exames complementares como raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética que ajudam e confirmar a lesão e identificar a sua localização e gravidade.
Como tratar
O tratamento da hérnia de disco varia de pessoa para pessoa e com o tipo de hérnia, podendo ser indicado pelo médico fazer fisioterapia e usar remédios analgésicos e anti-inflamatórios que ajudam a aliviar a dor e diminuir a inflamação provocada pela compressão dos nervos. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover o disco que se encontra afetado.